domingo, 29 de janeiro de 2012

Alimentação para coelhos - O que um Coelho pode comer ?


                  O qUe MeU cOeLhInHo PoDe ComEr ?



A base da alimentação é a ração peletizada pois é um alimento completo para os nossos bichinhos ^^, sem esquecer de oferecer água limpa e fresca. Feno também pode ser oferecido sempre, pois ajuda a manter a flora intestinal bem regulada,verduras e frutas devem ser oferecidas moderadamente.

 Alimentos proibidos: carnes, leite, doces, bolachas, tomate e alface (nunca dê alface causa diarréias e cólicas, podendo levar o seu animalzinho a morte).

 EM CASO DE DIARRÉIA: dar umas folhas da arvore de goiaba.Se mesmo assim persistir, consultar um Veterinário especializado em silvestres. 


                                                               
                                        Verduras:

·Cenouras e as folhas - moderadamente porque tem elevado teor de açúcares.· Couve-flor e as folhas
·Beterrabas (cuidado com os níveis elevados do ácido oxálico)
·Brócolis e suas folhas
·Couves-de-bruxelas, folhas e brotos
·Repolho (moderadamente, pode causar viradas digestivas)
·Aipo e suas folhas
·Chicória
·Folha de bananeira
·Vagem
·Rabanete (moderadamente)
·Ervilhas e as folhas
·Pimentões (vermelho, verde e amarelo)
·Abóbora
·Espinafre (ocasionalmente)
·Nabo (ocasionalmente)
·Catatonia
·Almeirão


 Frutas:




·Maçã
·Pêra
·Manga
·Pêssego
·Banana (moderado devido ao elevado teor de potássio e açúcar)
·Uvas
·Melão
·Nectarinas
·Laranja sem casca
·Mamão
·Morangos e as folhas
·Ameixas
·Abacaxi
·Cereja
·Kiwi
·Amoras e as folhas (propriedades adstringentes excelentes)
  
                                    

                                                           Outros: 



  • Capim : Dar a vontade

  • Feno : Dar a vontade

  • Alfafa (feno): No Maximo 2 x por semana, o excesso pode provocar cálculos renais

  • Abacaxi ou Mamão: 1 x na semana para destruir as bolas de pelos que formam no estomago

  • Folhas de erva doce: Dar a vontade

  • Capim cidreira: calmante natural

  • Aveia: Pode ser misturado as frutas ou ração, 1 x por semana pois engorda

  • Granola diet: Petisco que eles adoram, não exagerar pois engorda

  • Pão duro: Dar um pedaço 1 x na semana para desgastes dos dentes

 Bom apetite coelhinhOs ^^

Leia tb o post: a forma correta de servir o alimento ao seu coelhinho !!!

http://peludosefofos.blogspot.com/2011/12/modo-correto-de-servir-frutas-folhas.html



LEIA TAMBÉM: A IMPORTÂNCIA DO FENO NA ALIMENTAÇÃO DOS COELHOS
Clique aqui


CURTIR A PAGINA DO BLOG NO FACE AQUI: CLIQUE AQUI





Beijos ...  volto em breve !!!

51 comentários:

  1. ótimo post.. gostei demais !!! minha coelha
    ama comer !!! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi, li em um site que os pimentões podem ser dados à vontade, vc sabe se é verdade?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula, eu não sei dizer.... pessoalmente nunca dei pimentões a eles... e pessoalmente (novamente) não daria a vontade pois considero um alimento com um gosto muito forte, se vc for dar, comece dando pouca quantidade ;)

      Excluir
  3. cenoura pode dar com casca para coelhos

    ResponderExcluir
  4. Oie eu queria saber se pode dar palmito para o coelho

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria de saber se pode dar milho para ele...pq eles gostao bastante!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer.....se ele come e não fez mal até hoje, talvez não seja prejudicial... mas de qualquer forma procure se informar com um veterinário....

      Excluir
  6. Oi,muito obrigado pelas dicas mim ajudou muito comprei um casal de coelhos hoje.

    ResponderExcluir
  7. eu li sobre as fezes dos coelhos e as fezes do meu coelho estão pequenas e secas gostaria de saber se isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fezes as vezes variam de acordo com o alimento q está comendo... um sinal de problema é quando saem moles/liquidas ou então grudadas (unidas) por pelos... pois significa q seu coelho está tendo excesso de pelos dentro do estomago

      Excluir
  8. Olá,gostaria de saber se pode dar banho em coelhos,pois o meu vive se coçando e isso me deixa preocupada :c

    ResponderExcluir
  9. Olá Jessy!! pode sim, basta fazer da maneira correta, tenho um post q explica direitinho... leia aqui http://peludosefofos.blogspot.com.br/2013/07/a-higiene-do-coelho-parte-1-posso-dar.html a questão de ficar se coçando, precisa ver se ele não ta com pulgas ou sarna, veja com um veterinário ;)

    ResponderExcluir
  10. Olha.... quando ganhei meu coelho eu dava bastante frutas pra ele (de forma moderada claro) mas na primeira vez que ele adoeceu e tive que levar ao veterinário, a médica disse que não se deve dar frutas aos coelhos por causa do açucar, que era apenas para alimentá-lo com a ração e principalmente folhas de cor escuras(ex: couve). .-.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, sempre que o pessoal aparece desesperado aqui, ou dizem que o animal tá com algum problema de saúde, eu sempre recomendo para os leitores que levem ao veterinário, o grande problema q a maioria entende muito pouco desses pequenos orelhudos... e acabam "chutando" muitas coisas..... a parte das folhas escuras, é verdadeira.. são as melhores para eles.... mas vc pode sim alimentar o coelho com frutas.... porem, tudo que for novo para seu coelho, vc deve dar pouquíssima quantidade e observar ... e se vc achar q fez mal , não dê novamente.... a alimentação base é a ração, mas na vdd rações Brasileiras a maioria são voltadas para coelhos de abatedouro (infelizmente) então elas pensam mais em engordar o coelho do que nutrir.... uma ração bem completa é a funny bunny;) mas não deixe de dar frutas, folhas e etc ao coelho ;) basta observar e dar pouca quantidade..... normalmente maçã é bem, tolerado aqui, nunca vi fazer mal a nenhum dos meus...

      Excluir
  11. Ola,eu adorei o post mais minha coelha teve seis filhotinhos e eu nao tive a oportunidade de ver o parto dela,e eu crio eles no meu quintal.E o meu quintal e bem grande e tem muito mato,mais eu queria saber que se deixar eles pelo um filhote pelo menos uma hora sem ver seus irmaozinhos eles morrem.Pois eu tenho um irma mais nova e toda vez que ela ve um ela quer que eu pegue para fazer carinho?Bjs e depois eu posto a foto dos seis.Obg<3

    ResponderExcluir
  12. Oii Simone eu fiz um blog
    (ele foi inspirado no meu coelho Bô e no seu blog vc pode visitar quando vc quiser)
    Coelhoqueridoefofo.blogspot.com

    Há ele só tem duas postagens então fica meio estranho pois comecei ontem kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi seu blog, muito fofos seus bichinhos, faça um diário do seu coelhinho, contando as travessuras, aprendizados e evolução do Bô!!

      Excluir
  13. Eu tenho dado sempre alface desde a 3 semanas que tenho a minha bichinha eu li numa pagina que nao fazia mal...mas so que voce aqui diz que provoca diarreia e ela ainda nao teve...hummm....devo parar de dar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veronica, eu não sou veterinária nem especialista em coelhos, sou apenas uma pessoa curiosa que lê, pesquisa e depois repasso informações adquiridas, não "inventei" que coelhos não devem comer alface, está informação consta em literaturas e veterinários repetem isso o tempo todo. Já ouvi outras pessoas citando que os coelhos comiam alface sem problemas.
      Mas eu não dou e nem recomendo pela contraindicação, alface é rica em agua e por isso "pode" causar diarreia severa, e diarreia em coelhos as vezes é fatal. Uma dica que dou quando você tiver duvidas, pergunte para um profissional serio da área e pesquise muito.

      Excluir
    2. Na realidade o problema é dar alface com agrotóxicos. Esses realmente dar diarréias. Mas vc pode dar alface orgânico a vontade. E para quem quer economizar nos gastos com ração pode plantar o Rami murakami e dar a vontade. O Rami é uma forrageira que qt mais vc corta mais forte ela fica além de ser uma rica fonte de fibras.

      Excluir
  14. Eu tenho minha Judite, sou apaixonada por ela. Levei um susto quando soube que se deve alimentar eles de 1 a 2 vezes por dia, porque sempre que ela comia eu colocava mais. É verdade isso, sobre alimentação? E quais problemas pode causar por exagero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa informação não é correta, ração e agua fresca devem ser sempre servida a vontade. Claro que se vc tiver um coelho muito guloso ele vai acabar se tornando obeso, mas normalmente coelhos comem algumas vezes por dia em poucas quantidades, por isso é sempre bom deixar a vontade, mas caso seu coelho seja guloso e esteja ganhando peso excessivo, eu recomendo que vc controle a ração, mas ofereça a vontade o feno tifton, pq não tem contraindicação não engorda e só faz bem.

      Excluir
  15. vc n sabe como me ajudou nem sabia que n podia dar alface mas agra sei q n pode dar ameiiii :D

    ResponderExcluir
  16. Os meus coelhos vivem em um cercado no chao e eles vivem cavando buraco, isso pode prejudicar? Tenho duas femeas e um macho e elas estao para pari, dizem q o macho come o filhote e verdade isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, coelhas precisam ter uma gestação calma, segura e sem machos por perto

      Excluir
    2. Quem faz o canibalismo é a coelha por vários motivos, entre eles a falta de água limpa logo após o parto, por falta de alimentos verdes (tipo couve, alface, alfafa, Rami murakami, etc) e até mesmo se no separar o macho vc colocar ele muito longe onde ela não o possa ver. O macho tem que ser separado da fêmea sim após o parto mas, o ideal, é colocar ele numa gaiola próximo a fêmea para dar "apoio psicológico" para a mamãe coelha. Pois do contrário a fêmea pode comer os filhotes ou até mesmo abandonar a cria. Uma curiosidade: não fique ansiosa de ver a mamãe coelha alimentar seus filhotes. Isso é quase impossível. A coelha no habitat natural dela ela cava a cova no chão para dar cria e depois de dar cria ela sai da cova e a tampa. Passa o dia fora e volta à noite para amamentar de depois tampa novamente e sai. Ela faz isso para proteger os filhos dos predadores.

      Excluir
  17. Eu sinceramente fico intrigada quando ouço um veterinário dizer: "Seu bicho de estimação precisa se alimentar exclusivamente de ração!" Pensando melhor, isso é totalmente equívoco! Concordo que uma ração equilibrada ajuda na alimentação dos animais. Mesmo assim, não se deve dar o tempo todo, pois, se os veterinários não sabem, a maioria das rações industriais são TRANGÊNICAS! Se isso faz mal até pra gente, imagina pra um animal! Eu tinha dois cães, uma fêmea, que me deram de presente e um macho que peguei das ruas. Os dois pegaram cinomose e morreram. Mas o macho, que nunca se alimentou de ração, viveu bem mais do que a femea que passou metade de sua vida se alimentando de ração trangenica! Já presenciei muitos fatos parecidos, de cães e de outros animais, como coelhos, que viveram por muito mais tempo comendo o que a natureza oferece do que os outros animais que comem do que os humanos com a sua industria dão. Certamente, acho isso um absurdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce fica intrigada porque comeu muito trigo!!!! Brincadeira. Desculpe.

      Excluir
    2. Com certeza, a alimentação industrializada não faz bem nem para nós seres humanos, e nem para os animais. Boa parte das doenças são provenientes por conta da alimentação industrializada. Na minha opinião, também concordo que quanto mais natural, melhor

      Excluir
  18. um gostei muito pois meus coelhos amam come eu gostaria de mais dicas

    ResponderExcluir
  19. Minha prima tem um coelho e ele tem mania de roer td Oq ele vê, as vezes até fios mais ele nunca ficou doente nem nada, eu sei que faz mal mas ela ñ pode destrair que ele vai roer algum fio. E ele se estressa atoa já até mordeu ela. Oque vc nos aconselha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ótima dica é dar pão duro e para quem tem espaço plantar Rami murakami para poder dar para o coelho. Ele rói tudo pq os dentes de coelhos nunca param de crescer então tem que procurar dar alimentos que ele possa desgastar os dentes

      Excluir
  20. Ganhei uma coelhinha e adorei este blog,estou tirando todas as minhas duvidas aqui...Amei!

    ResponderExcluir
  21. Gosto muito dos meus coelhos, muitas pessoas falam que é necessário dar ração, isso e verdade? Dou apenas coisas naturais como:repolho, cenoura,couve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É obrigatório dar ração sim e, de preferência, ração de boa qualidade. Nunca aquelas nos sacos de 40 kg. Elas são pessimas

      Excluir
  22. Coelhos so ganham filhotes em buracos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Existem ninhos específicos. Eu mesmo vendo desses ninhos.

      Excluir
  23. Muito legal ter um coelhinho e com esses alimentos vai ser mais fácil do cuidar da minha pequena Sammy ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  24. Meu coelho não quer comer a ração, mas quando ofereci alface ele comeu!

    ResponderExcluir
  25. Ameeeeiii! Parabéns! Aqui tem conteúdo e estética ao mesmo tempo! 😍😍😍

    ResponderExcluir
  26. Coelho pode ter caminha igual a cachorro?

    ResponderExcluir
  27. Coelho pode ter caminha igual a cachorro?

    ResponderExcluir
  28. Amei ...aqui não tem tantas proibições. ..

    ResponderExcluir