domingo, 11 de dezembro de 2011

Varias Doenças




                                Varias Enfermidades  

Nota: Esse blog tem carater informativo ! não deve ser usado em casos de emergências ! a melhor opção ainda consiste em buscar atendimento veterinario o quanto antes.

  • CORIZA E ESPIRROS
  • OTITES
  • QUEDA DE PÊLOS
  • SARNA
  • Sarna na pele
  • DIARRÉIA
  • INGESTÃO DE PÊLOS (BOLAS DE PÊLOS NO ESTÔMAGO)
  • ABSCESSOS E FERIMENTOS
  • ÚLCERAS NAS PATAS
  • HIPERTERMIA ou ESTRESSE CALÓRICO


CORIZA E ESPIRROS

Podem ser contraídos por correntes de ar ou umidade excessiva, pelas mudanças bruscas de temperatura, chuvas contínuas, pela poeira, pó da ração, alimentação deficiente e falta de higiene nas coelheiras, em qualquer época do ano. Manifestam-se em espirros, olhos lacrimejantes e uma descarga nasal forte. O animal afetado esfrega o nariz com as patas dianteiras. Os sintomas esta enfermidade tende a aparecer geralmente durante um período de estresse ou baixas defesas. No início da moléstia, os coelhos espirram continuamente e, nos casos benignos, não perdem o apetite e nem enfraquecem. Já a coriza infecciosa é, em geral, encontrada em diversas enfermidades graves com lesões pulmonares, e infecção geral. Após 2 ou 3 dias do seu aparecimento, começa a sair pelas fossas nasais um corrimento aquoso e inodoro. O coelho esfrega constantemente o nariz com as patas dianteiras, chega a perder o apetite, fica triste e com os pêlos arrepiados, apresentando os olhos embaçados e quase não se alimenta.A coriza, não sendo medicada em tempo, poderá provocar a obstrução das narinas do coelho, determinando sua morte por asfixia.
Tratamento: eliminar as causas determinantes da mesma e isolar os animais doentes. Estes deverão ser colocados em lugares secos, limpos e bem abrigados. A alimentação deverá ser rica em grãos, sais minerais e vitaminas A e D. Os casos mais simples têm no suco de alho um ótimo coadjuvante(ou suco de meio limão rosa) e os mais graves são tratados à base de antibióticos.

OTITES

A otites é a inflamação do ouvido externo. Esta pode ter conseqüências grave nas mascotes se não são tratadas a tempo. Existem normalmente diversos organismos no canal auditivo dos coelhos. Estes microorganismos se multiplicarão e causarão infecções quando as condições normais do ouvido são alteradas. As otites podem ser provocadas por bactérias, fungos, leveduras e parasitas externos e o tratamento dependerá do agente causal. Estas enfermidades dos ouvidos são mais difíceis de tratar, sendo necessário não demorar a fazê-lo, pois podem chegar à necessidade cirúrgica do ouvido externo.
Tratamento: Ao perceber sua mascote com a cabeça inclinada para um lado, ou com um ouvido inflamado, leve-o ao veterinário para que efetue o tratamento apropriado.

QUEDA DE PÊLOS

É resultado de déficit alimentício. Orienta-se para uma suplementação ou alteração alimentar.


     


Sarna na pele: seus sintomas também são peladuras no focinho, na fronte ou nas patas. Tratamento: Para a sarna de pele, utilizar sarnicida diariamente, até a cura completa do animal. A aplicação de ivermectina subcutânea apresenta ótimos resultados após o uso de 2 doses, com intervalo de 8 dias.


DIARRÉIA

Ocorre com muita freqüência e por causas diversas, principalmente na época do desmame. Convém não substituir bruscamente a dieta e lavar bem os alimentos frescos. Qualquer alteração da dieta deve ser gradual, pois os coelhos são muito sensíveis neste aspecto. Não confundir a diarréia com as fezes moles, cheias de muco e unidas tipo um cachinho de uvas, que os coelhos as comem para completar seu ciclo digestivo. Geralmente são produzidas pelos alimentos fermentados, mofados ou sujos; pelo excesso da forragem verde na alimentação e pelas intoxicações alimentares, parasitas intestinais, os alojamentos úmidos e calor intenso. Ela é um sintoma comum a diversas doenças, sendo mais ou menos grave, conforme as causas que a provocaram. Os animais doentes se apresentam com os pêlos em volta do ânus sujos de fezes moles com o ventre inchado, perda de apetite, bebem muita água, os olhos ficam embaçados e os pêlos arrepiados.
Tratamento: alimentá-lo somente com feno e água até que a diarréia tenha desaparecido e conferir a boa qualidade da ração utilizada. Usa-se dar folhas de brotos de goiabeira e se o resultado
não for rápido, dê Diarretron, remédio para cortar a diarréia em cães e gatos, na proporção do peso. Se não cessar em 24 horas, leve-o imediatamente a seu veterinário.

INGESTÃO DE PÊLOS (BOLAS DE PÊLOS NO ESTÔMAGO)
Quando o estômago do coelho se obstrui, por conta dos pelos que ingeriu ao lamber-se, o animal perde o apetite e termina por deixar de comer totalmente e ficar pouco ativo. O estômago se bloqueia pelas bolas de pêlo que, por não poderem ser digeridas, obstruem também o piloro do animal.
Tratamento: é importantíssima uma dieta rica em fibras para o correto funcionamento do sistema
digestivo do coelho. O feno deve ser dado diariamente e em quantidades abundantes. Deve-se pentear sua pele para retirar os pelos soltos.(oferecer abacaxi ou mamão 1 x por semana, para que os pêlos sejam eliminados).

 ABSCESSOS E FERIMENTOS
Abcessos são pequenos rasgos na pele que contém pus e são produzidos por bactérias.
Tratamento: Tratamento lento. Fazer uma punção no abscesso para poder extrair todo o pus e logo aplicar um desinfetante no local, do tipo iodado, 2 vezes ao dia, retirando a crosta que se forme e aplicar um antibiótico via oral, até que a ferida esteja totalmente curada.
Ferimentos devem ser limpos e desinfetados com iodo 1 vez ao dia até que a ferida esteja totalmente curada. As feridas profundas devem ser tratadas pelo veterinário que poderá prescrever antibiótico ou antiinflamatório. O coelho tem um processo bastante rápido de recuperação da pele e da pelagem.

 ÚLCERAS NAS PATAS
É uma infecção nas plantas dos pés dos coelhos. Esta enfermidade bacteriana é produzida pela tela de arame no piso da gaiola ou pelas batidas de patas que os coelhos fazem quando estão assustados ou excitados e é difícil de curar nos casos avançados. Os animais com sobrepeso e os adultos estão mais expostos e sofrem pelas feridas que sangram, perdendo peso e fertilidade. É muito contagiosa entre coelhos. Para preveni-la, convém que os animais tenham uma tábua ou superfície plana de repouso e não somente a tela, uma vez que esta favorece a enfermidade, especialmente se está oxidada. A higiene nesta é fundamental.
Tratamento: Lavam-se as partes afetadas com água morna e sabão e, havendo abscessos, supura-se com uma agulha desinfetada. Depois se cobre a parte enferma com uma pomada anticéptica e se coloca uma tábua limpa dentro da gaiola para que o coelho descanse.


HIPERTERMIA ou ESTRESSE CALÓRICO

Quando a temperatura passa dos 30ºC no ambiente dos coelhos, eles sofrem terrivelmente. Se a temperatura continua subindo, podem morrer repentinamente com parada cardíaca. Os coelhos são animais do frio e é por isso que eles podem suportar temperaturas de até - 10ºC abaixo de zero sem problemas quando em gaiolas externas. Porém o calor excessivo produz esterilidade nos machos e aborto nas fêmeas gestantes.
Tratamento/Cuidados: É importante observar seu comportamento durante os meses quentes: os coelhos se tornam mais inativos que de costume, mas isso é normal.
A partir de 30 graus podem começar a ter problemas: se não reagem a nossos estímulos, respiram demasiado rápido, devemos tomar algumas medidas.
Os sintomas de um estresse calórico são: respiração agitada, passando a sons respiratórios (causados pelo excesso de secreções), prostração e desmaio.
  • NÃO o mergulhe em água fria. Isto pode provocar um choque térmico. Molhe suas orelhas e
seu corpo com água fresca. Leve-o ao veterinário de animais exóticos ou a uma clínica de urgências, imediatamente.
  • Assegure-se de que o coelho não esteja exposto à luz do sol diretamente. Deve estar à sombra. Pode ser colocado um ventilador que não ventile diretamente nele ou também colocar uma toalha úmida sobre a gaiola, para que o ar do ventilador atravesse a toalha e crie ar fresco. Ter cuidado para que o coelho não chegue ao ventilador, nem possa morder seus fios.
  • Colocar uma pedra de cerâmica ou de mármore em seu cantinho favorito para que o mantenha mais tempo sem calor.
  • Eles liberam calor pelas orelhas. Umedecendo-as ajudará a reduzir seu calor.
  • Escovar sua pelagem, assim sairá parte do pêlo solto que o aquece. Se ele tem pêlo longo, pode-se recortar um pouco para que não se aqueça muito.
  • Congelar uma ou duas garrafas pet com água e colocá-las na gaiola para que se refresque encostando-se a elas.
  • Vaporizar com água procurando que esta penetre entre o pêlo e a pele.
  • Dar vários tipos de verduras para mantê-lo hidratado. (ver a seção Alimentação).
  • Ter especial cuidado com os coelhos com mais de 5 anos e com os que estejam obesos. Estes coelhos costumam ser mais sedentários e podem não tomar água se têm calor. O coelho pode desidratar-se e provocar sua morte ou lesões.
  • Especial cuidado com o ar condicionado, procurando que não haja corrente de ar direta sobre ele. Tentando solucionar um problema, poderíamos prejudicar nosso coelho ocasionando-lhe problemas respiratórios.
É importante recordar também que o banho nem sempre é uma boa idéia para refrescar nosso coelho, uma vez que costumam ser uma fonte de estresse desnecessária. Podemos aliviar o calor com outros métodos
fonte:Como Criar MINI COELHOS - Criação Comercial e de Mascotes - 4ª Edição - FazendaNatureza - Abr/2008 - www.fazendanatureza.com.br

3 comentários:

  1. o meu coelho esta respirando muito rapiido ate com tremedeiras isso e normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, qualquer comportamento anormal no coelho, deve ser visto como sinal de alerta. Recomendo que procure um veterinário de exóticos.

      Excluir