domingo, 11 de dezembro de 2011

Modo correto de servir frutas, folhas, legumes...



O modo correto de servir
frutas,folhas,legumes e etc...
Diquinhaa Peludos e Fofos /)_/)


Muitas vezes tenho visto pessoas alimentando o coelho de forma errada, normalmente as pessoas escolhem  o alimento, folhas de couve por exemplo e jogam
no chão para que o coelho coma.
Se você costuma fazer isso, deve estar se perguntando: mas o que tem de errado nesta pratica ? A resposta é simples, é totalmente anti higiênico pois coelhos costumam a fazer xixi e principalmente coco por todo lado. O próprio coelho não vai querer comer o alimento sujo, ou seja além der ser ruim para o coelho, você vai estar desperdiçando o alimento.

* Segundo ponto importante sobre a forma correta de alimentar os coelhos.
Nunca dê apenas um alimento em grande quantidade, sempre dê em pequenas porções e de maneira variada.
Cenoura por exemplo é um alimento considerado calórico para o coelho, ou seja,
dar uma cenoura inteira logo seria considerado excesso.
A melhor forma é picar os alimentos e servir em um comedouro, os coelhos amam comer desta forma, comem de maneira mais saudavel pois podemos colocar alimentos variados e com muita higiene pois o alimento ficara longe de sujeiras e bactérias.
Eu costumo oferecer diariamente por coelho meia folha
ou 1 folha pequena de couve picada + 1 terço +/- de maçã picada e as
vezes (não todos os dias) uns 3 dedos de cenoura picada (em pedaços maiores para que desgastem os dentes)
Podemos sempre variar a alimentação, dentro do grupo de alimentos adequados
para coelhos .... para saber quais são esses alimentos: 

LEMBRE-SE SEMPRE DE LAVAR BEM  OS ALIMENTOS ANTES DE SERVIR PARA O COELHO.

Veja no  link a baixo a lista completa de alimentos adequados:



 EXEMPLOS:




UM PONTO IMPORTANTE É NA HORA DE  ESCOLHER O COMEDOURO PARA O COELHO, POIS ELES TEM MANIA DE APOIAR AS PATINHAS, FAZENDO O COMEDOURO VIRAR.
SUGIRO QUE SEJA UTILIZADO POTE DE BARRO OU DE PLÁSTICO, NO MODELO 

DA FOTO A BAIXO:


EXEMPLO: COMEDOURO PARA CÃES E GATOS (PLÁSTICO)



Espero que todos curtam as dicas ;)



7 comentários:

  1. Muito obrigado..... gostei bastante e os coelhos tmbm:)

    ResponderExcluir
  2. Oi, tenho uma Hotot e gostara de saber se vc da essa porçãozinha mista mais a ração ou só ela. O q mais ela pode comer diariamente além da couve e maça picadnha e o feno (tirando a ração) gostaria de colocar mais coisas nesse mix dela mas sei q tem coisas que só pode dar poucas vezes na semana.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula !! td bem? a ração eu sempre deixo a vontade... pois coelhos comem o dia todo em pequenas quantidades... já a porção de frutas, legumes ou folhas, eu costumo colocar uma quantidade pequena p/ não ter perigo de causar obesidade... pois eu dou dia sim dia não e os meus em especial estão gordinhos..rs... leia aqui tudo q vc pode dar, lembrando q se for um alimento q vc nunca deu, teste dando um pouco p/ não ter problemas digestivos.. sempre qndo o alimento é novo tem q começar com pequenas quantidades http://peludosefofos.blogspot.com.br/2012/01/o-que-um-coelho-pode-comer.html

      Excluir
  3. olá, meus coelhinhos foram abandonados ( de 9 sobraram so 3, sendo 1 3 nasceram mortos ). eu os amamento na mãe, a coloco no meu colo de barriga pra cima e os coloco pra mamar ( ela não se importa e até dorme algumas vezes ). eles fizera hoje 1 semana. eu queria saber se eu posso dar a eles banana batida no liquidificador com um pouco de água ( como se fosse uma papinha ). se puder, me fale outras frutas que também possam ser utilizadas. por favor, é urgente . obrigado !

    ResponderExcluir
  4. olá, meus coelhinhos foram abandonados ( de 9 sobraram so 3, sendo 1 3 nasceram mortos ). eu os amamento na mãe, a coloco no meu colo de barriga pra cima e os coloco pra mamar ( ela não se importa e até dorme algumas vezes ). eles fizera hoje 1 semana. eu queria saber se eu posso dar a eles banana batida no liquidificador com um pouco de água ( como se fosse uma papinha ). se puder, me fale outras frutas que também possam ser utilizadas. por favor, é urgente . obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filhotes só podem começar a comer e beber agua a partir dos 15 dias, quando começam a sair do ninho e criar independência. Leia esse post, tem uma receita de leite para coelhinhos rejeitados ou sem mãe http://peludosefofos.blogspot.com.br/2011/12/faca-vc-mesmo-leite-para-filhotinhos.html

      Excluir
  5. Moça, acabei de comprar uma coelhinha linda...estou amando! Como mãe de 1° viajem, tenho varias duvidas e seu blog ajuda muito. Mas tem um probleminha: nao consigo ler os comentarios nem o menu do lado direito, porque a letra é muito pequena e ruim de ler! rsrs

    O blog é ótimo, só falta melhorar esse detalhe :)

    ResponderExcluir