domingo, 11 de dezembro de 2011

Minha coelha não amamenta os filhotes, o que fazer ?


Minha coelha não amamenta os filhotes, o que fazer ?

ATENÇÃO:
• Um bom Pet Shop terá leite em pó específico para gatos (PETMILK) e mamadeira. Em caso de emergência, até conseguir comprar o necessário, você pode improvisar com conta-gotas, seringa pequena ou mesmo pequenas mamadeiras para bebês (chucas) tomarem chá ou remédio.
Use leite para bebês, como o Nanon ou mesmo leite de cabra, mas isso por pouco tempo, já que esses tipos de leite causam diarréia em coelhos.
• Se onde você está não existe leite para gatinhos ou não tiver melhor alternativa, você pode utilizar uma receita especial de sucedâneo:



Receita do Sucedâneo (para quantidades diferentes, fazer proporcional):
• 100ml de leite de cabra ou integral
• 20% de uma gema
• 1/2 colher de chá de creme de leite
• 1 pequena pitada de açúcar
• 1 minúscula pitada de sal

Modo de Preparo: Bata a gema, acrescente o leite e coloque a ferver.
• Quando estiver fervendo, coloque os demais ingredientes. Deixe esfriar.
• Dar a mamadeira a filhotes tão pequenos pode ser um grande desafio. Mas tenha calma e paciência. É tudo uma questão de tempo, prática e adequação para ambas as partes.
• O importante é que o filhote se sinta estimulado a mamar. No início não vai ser fácil, já que ele não irá reconhecer naquela coisa de borracha as tetas de sua mãe. Mas a fome e o instinto de sobrevivência sempre falam mais alto. Para que ele não desista de sugar o bico da mamadeira, o tamanho do furo é muito importante. Se for muito pequeno ele se cansará logo e desistirá de mamar. Mas também não pode ser tão grande que ele se engasgue.
• Se o coelhinho se recusar a mamar, tente mudar a posição da mamadeira, do bico na boca, mude a posição do coelhinho, até descobrir a forma que dá mais certo.
• O láparo nos primeiros dias de vida poderá ter dificuldade em sugar. Se forçarmos e colocarmos mais líquido que sua boca comporte, ele poderá sufocar e não resistir.

ATUALIZAÇÃO : ESSA RECEITA PARECE SER MUITO BOA E FOI ELABADORADA POR MEDICOS VETERINÁRIOS:

http://peludosefofos.blogspot.com.br/2011/12/faca-vc-mesmo-leite-para-filhotinhos.html

29 comentários:

  1. os filhotes de coelho pode ficar quanto tempo sem estar amamentado ?

    ResponderExcluir
  2. ? acho que não entendi sua pergunta..... vc quis dizer quanto tempo demora entre uma mamada e outra? se for isso, geralmente as coelhas entram no ninho em média 3 x ao dia.. parece pouco, mas o leite materno da coelha é muito vitaminado... para certificar que o filhote esta tendo um bom desenvolvimento, basta olhar a barriga dele, se estiver redonda, meio durinha, significa que esta ok... caso esteja murcha... flacida.. pode ser que a coelha não esteja amamentando o suficiente... mas lembre-se, sempre tenha cuidado ao manusear os coelhos.. qlqr cheiro diferente neles, a coelha pode rejeita-los.. evite ao maximo mexer nos filhotes, e se for necessario coloque luvas ou uma sacola p/ não deixar cheiro nenhum...

    ResponderExcluir
  3. Minha coelha pariu e logo depois vi o macho pegando ela, nao vi se tiveram coito, mas ela rejeitou os filhotes, eles estao com 3 dias e eu to dando sucedanio pra. Eles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sua coelha ja pegou cria novamente :/ tenta dar o petmilk tb ... mantenha eles juntos e aquecidos.. a taxa de sobrevivencia nesses casos é muito baixa, mas faça de tudo , tente sim... e os alimente vaaaaaaaarias vezes ao dia, de pouco em pouco, procure usar cobertozinho neles qndo estiver amamentando para q eles não passem frio, estamos nos verão, mas eles nascem sem pelos e frageis.. por isso necessitam de muitos cuidados

      Excluir
    2. CREIO Q ESSA RECEITA SEJA MELHOR DO Que A DO SUCEDÃNEO :
      http://peludosefofos.blogspot.com.br/2011/12/faca-vc-mesmo-leite-para-filhotinhos.html

      Excluir
  4. minha coelha n amamenta os filhotinhos recém nascidos tenho q tomar providencias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leite em pó para gatinhos órfãos vendido em pet shop costuma ser a solução mais fácil...

      Excluir
  5. Mais quanto custa esse leite para gatos?

    ResponderExcluir
  6. na cobasi tá 55,70 http://www.cobasi.com.br/Pet-Milk-300-g-Vetnil-3531723/p

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesses casos de urgência, não podemos esperar.... temos que recorrer a qualquer veterinário, ainda que não seja especialista em coelhos... com certeza ele poderá te ajudar muito ... coelhos são extremamente frágeis...

      Excluir
  8. Oi pessoal! Minha coelha deu cria dia 17 e dia 18 deu uma chuva muito forte e esfriou muito..no dia 19 quando fui verificar, 3 tinham morrido. A coelha não arrancou os pelos para fazer o ninho..coloquei um pano fino embaixo da caixa, + não resolveu, então, para ter certeza que ela está amamentando e que os filhotes vão ficar protegidos a noite, eu coloco eles numa caixa de sapato forrado com pano e coberto com uma garrafa pet morna, pela manha e a noite eu pego a coelha, vou pra rede de casa, ela se acalma e vou colocando um a um os filhotes...quando eles estiverem mais fortinhos vou tentar voltá-los para a caixa da coelheira... Gostaria de ter uma opinião de uma pessoa mais experiente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom mantê-los em local quentinho e protegido !!! exemplo no banheiro da sua casa !!! a taxa de mortalidade dos filhotes devido ao frio,é enorme

      Excluir
  9. minha coelhinha n come frutas ou legumes, qq eu faço? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente aos poucos... normalmente eles amam banana, couve, maça...pode ser falta de costume...

      Excluir
  10. Minha coelha deu luz a 10 filhotinhos, eles estão com tres dias de vida e hoje percebi que ela separou dois deles, parece que os escondeu dentro da mantinha, o que isso significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dito acima, os filhotes precisam sempre ficarem juntos e aquecidos nos primeiros dias de vida principalmente, pois são completamente frageis

      Excluir
  11. Oie.... Deixa eu te perguntar minha coelha criou já faz três dia. Mas tds hora q eu olho ela tah longe do ninho.como eu faco pra saber se ela ta cuidando deles? Essa e a segunda cria dela a primeira morreu tds e essa tem10 mas to com medo dela não estar cuidando deles me ajuda por favor oq devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue as dicas acima, coloca uma luvas para pegar os bebes e observe se a barriguinha tá bem redondinha....como está escrito, as coelhos geralmente amamentam umas 2 x por dia .. e só entram no ninho nesses momentos.... elas fazem isso por conta da natureza, como estão no topo da cadeia alimentar, coelhas ficam a maior parte do tempo longe do ninho para evitar que as "caças" vejam os filhotes... por isso que coelhos selvagens cavam buracos fundos e escondidos para criar. Outro fator, o leite é extremamente nutritivo e proteico, por isso sustentam com poucas mamadas ao dia... observe, se estiverem com cara de fracos e com as barrigas murchas, ou se observar agressividade da coelha com os filhotes, retire os bebes dela, comece a amamentar eles e mantenha eles bem aquecidos e protegidos.

      Excluir
  12. Podemos virar a coelha para eles mamar ?

    ResponderExcluir
  13. Podemos virar a coelha para eles mamar ?

    ResponderExcluir
  14. Minha coelha morreu e deixou 6 filhotes como faço pra alimetalos estão com 12 dias.

    ResponderExcluir
  15. Olá minha coelha deu cria hoje e até agora não vi ela dando de mama será que possa ter rejeitado os bebês?

    ResponderExcluir
  16. Minha coelha deu cria pela primeira vez foram 6 filhotes, morreram 2 no momento que ela pariu. Ela não os amamentou. Não houve nenhum contato meu com os filhotes, fiquei com medo que ela rejeitasse. Mas mesmo assim ela os rejeitou. Desde então estou fazendo essa receita, os amamentei regularmente, eles tem um lugar próprio, deixo eles próximo de um abajur pra se aquecerem durante todo o dia. E infelizmente um morreu no 5° dia. Eles não estão engordando. Não sei mais o que faço! Fugiu do meu alcance.

    ResponderExcluir
  17. Bom... minha coelha deu cria ontem a noite, na verdd o ninho foi bem improvisado pq não sabíamos que ela estava prenhe. Ela teve 3,no começo ela era bem carinhosa,tirou os pelos e limpou os 3, mas hj ela se afastou do ninho e não quer mais ficar com eles eu coloquei ela no ninho pra ver se ela se tocava que eles estavam com fome... então ela ficou como uma galinha encima dos coelhinhos e eles saíram de lá obviamente, ela não quis deitar... então eu fui verificar depois e só tem um com a barriguinha cheia... o que eu faço? 😢😢❤

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber qual e racao que eu posso dar un coelho com um mes de idade

    ResponderExcluir
  19. Minha coelha deu cria mas um coelhinho viveu, no entanto ela está com muito leite...o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  20. minha coelha estava amamentando certinho, quando deu 10 dias ela parou. O que eu devo fazer ? eles já estão com quase 12 dias

    ResponderExcluir