domingo, 11 de dezembro de 2011

Receita Substitutivo Leite Materno: Filhotes Órfãos/ Abandonados/ Rejeitados: Cães, Gatos, Coelhos...



         LEITE PARA FILHOTES




ESSA FOTO EU TIREI UNS ANOS ATRAS QUANDO PRECISEI AJUDAR
MINHA COELHINHA LUNA A AMAMENTAR OS 11 FILHOTES DELA Tonto
ELA MAL ALIMENTAVA ELES PORQUE TINHA POUCO LEITE...
TODOS ELES VIVERAM E AINDA VIVEM !!!! :D LINDOS E SAUDAVEIS!!




                                                                                            Meu Gatinho Johnny ( resgatado das ruas)

Muitas vezes, recebo mensagens, e-mails e pedidos de ajuda
porque inumeras vezes a mamãe coelha não amamenta os bebezinhos...
algumas outras vezes os bebês ficam orfãs e sem o leitinho da mamãe !!!!
No caso dos coelhinhos existe no mercado um leite em pó industrializado
para gatinhos (PETMILK, quando precisei alimentar meus coelhinhos, usei esse leite), mais serve para coelhos tb... a latinha custa em media 30,00 a 40,00 (na minha região)
Esses dias vendo o orkut da Gi eu achei essa receita maravilhosa !!!!
que serve para CACHORROS, GATINHOS, PORQUINHOS DA INDIA , COELHO !!!
Eu pedi para Giulliana Pittia  criadora  (COISA FOFA) e ela permitiu
que eu postasse essa receita incrivel !!!! então ai vai:




Por Gi Pittia
Essa receita foi passada pelos meus veterinários: Dr. Eduardo e Dra. Fifó, aqui de Limeira.
Uso-a para alimentar qualquer bebê mamífero =)
Já usei para gatos, cachorros, porquinhos e muuuuitas vezes para coelhos.
Você já deve ter ouvido falar em “leite para gatinhos” … esta receita substitui aquele leite especial industrializado,
e com certeza, deixará o bebê bem forte!

Como preparar o leite especial para filhotes?




1 passo: coloque todos os ingredientes da receita no liquidificador.

RECEITA:

* 1 litro de leite desnatado

* 1 colher de café de amido de milho ( maizena)

* 2 colher de sopa de mel

* 1 gema de ovo ( sem pele – para não ficar cheiro forte)

* 1 colher de sopa de sustagem


2º passo: bate bem todos os ingredientes.


3º passo: com a ajuda de uma caneca, coloque pequenas porções em saquinhos plásticos.



4º passo: lacre bem o saquinho.


5º passo: arrume os saquinhos em uma vasilha e leve ao freezer.

 Desta forma, congelado, o leite não perde os nutrientes que o bebê vai precisar!





Tá na hora de amamentar. Como fazer?




1º passo: Retire do freezer a porção desejada.


2º passo: aqueça em banho maria.


3º passo: confirme a temperatura no dorso da mão. Tem que estar morninho, mas não pode queimar.


PRONTO! Agora é só amamentar o filhote. Use uma seringa com uma borrachinha na ponta ( garrote - tripa de mico). O bebê reconhece como a tetinha da mãe.. e quando ele aprender a sugar, você não precisará nem apertar o êmbolo da seringa, pois com a sucção, ele se movimenta sozinho e o bebê se alimeta no seu tempo correto.

SE NECESSÁRIO você pode neste momento acrescentar 2 gotinhas de glicopan pet ou hemolitan pet no leite e servir.

Eu sempre coloco, pois além de ser um polivitamínico, aumenta a apetite do animal.
Pitacos: "Recomendo fortemente o uso do glicopan pet que é um santo polivitamino"

Qualquer emergência procure ajuda de um Veterinário que entenda de coelhos.



FONTE: receita, fotos e texto site da Gi www.coisafofa.com.br


LEIAM ESSE POST, COMO AMAMENTAR UM ANIMAL NA POSIÇÃO CORRETA
POSIÇÃO CORRETA NA HORA DA AMAMENTAR




44 comentários:

  1. Muito obrigada pela ideia do leitinho.Uma amiga me pediu ,por que a coelha rejeitou os filhotes e vou passar pra ela.

    ResponderExcluir
  2. Bacana se dar ao trabalho de escrever esta postagem, precisamos nos importar com os coelhos!

    Uma dica também é que se o filhotinho for muito pequeno, um conta gotas pode ser mais eficiente que uma seringa.

    Estarei fazendo uma postagem sobre tudo que passei no meu blog, se quiserem ler.. http://worldtherabbits.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. muito bomm obrigado por td a minha coelha ainda nao teve os filhotes mas é bom previnir.

    ResponderExcluir
  4. voces salvaram a vida dos meu babys! Estao de parabens com o Blog!!!

    ResponderExcluir
  5. Essa receita é mesmo confiável, posso dar de boas pro meu coelhinho? Ah, e é obrigatório o Sustagem? Obrigada.
    Ass.: Giovanna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanna, eu nunca testei essa receita, como eu disse quando meus filhotes ficaram sem o leite da mãe, optei por comprar o leite próprio, o petmilk para gatinhos, na época eu não conhecia essa receita... caso vc use essa receita, é melhor fazer certinho, com todos os ingredientes

      Excluir
  6. muito obrigado mt mt mt mesmo as duas mim ajudaram muito

    ResponderExcluir
  7. Oi Simone, comprei petmilk para amamentar coelhinhos de 4 dia, o leite é pastoso mesmo? achei dificil, pois comprei uma mamadeirinha mais não sai pelo biquinho de jeito nem um, vc comentou que deu um dia pro seus coelhos quando ficaram sem o leite da mãe, eles sobreviveram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga como manda a embalagem,,,, se tiver muito pastoso, dilua com mais um pouco de água.... sim eu já usei... na verdade minha coelha pariu 11 filhotes , o que é muito anormal p/ uma mini coelha... daí ela não conseguia amamentar todos... e eu reparei q sempre os mais fortes mamavam e os fracos ficavam de fora... não tinha "vaga" p/ todos... dessa forma "ajudei" a minha coelha, amamentando os filhotes junto com ela...rs.... todos sobreviveram... e todos ficaram saudáveis... no caso usei seringa de insulina (sem agulha)... nunca amamente um coelho como se fosse bebezinho humano... amamente com ele na posição de um animal mesmo... da mesma forma q eles mamam na mãe.. caso contraio podem se afogar.... vc pode comprar aqueles garrote p/ deixar a parte da seringa macia... veja aqui, como proceder com a seringa http://peludosefofos.blogspot.com.br/2011/12/faca-vc-mesmo-leite-para-filhotinhos.html
      vc precisa tomar cuidado e dar com paciência , pq eles são muito pequenos... mamam devagar

      Excluir
  8. Primeiramente eu agradeço vc ter compartilhado a receita, gostaria de saber quantas vezes por dia eu tenho que alimentá-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer ao certo, melhor seria vc falar com algum veterinário.... se a fêmea está amamentando e vc só vai ajudar, não precisa amamentar muito.. se eles estiverem sem mãe, é bom dar algumas vezes ao dia .... repare na barriguinha tb, se esta bem redondinha...

      Excluir
  9. O pet milk com a mamadeira para gatos salvaram os coelhinhos rejeitados

    ResponderExcluir
  10. Não tenho sustagem posso usar pó vitamínico??? Qual???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho substituição para essa receita.... compre o leite para gatinhos recém nascidos então

      Excluir
  11. Alguém já usou a receita e deu certo?Não quero que nada de mal aconteça aos filhotes.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na duvida , compre o leite em pó industrializado para gatinhos órfãos... pet milk...

      Excluir
  12. dei ao um filhote de 5 dias e cabou morrendo não tive mas jeito nãos ei se foi pel quantidade foram 6,1 morreu com 2 dias e esse agora espero que o resto sobrevida ela nunca fez isso é a 2º barriga dela. obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente o pet milk (leite em pó industrializado para gatinhos) !!! e caso os filhotes estejam sem a mãe, mantenha-os aquecidos.... e sempre dar o leite bem devagar e na posição natural de um animal.. deitado com as patas p/ baixo... e não para cima, como se fosse um bebezinho humano

      Excluir
  13. Gostaria de saber quantas vezes tenho que alimenta-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende Larissa !! se a coelha estiver amamentando e vc só ta dando uma força extra, dê umas 2x ao dia...se ela não amamenta, é melhor vc tratar deles varias vezes por dia.... vai observando a barriguinha que precisa estar bem redondinha... mas se tiver duvidas, fale com um vet para te orientar melhor

      Excluir
  14. obrigado vc tem mim ajudado muito a mãe dos bÊbÊs coelhos que nasceu ontem em casa rejeitou eles e eu estou muito preocupada mas vou copiar essa receita e vou dar eles vou postar fotos deles pra vcs se eu conseguir salvar eles,muito obrigado mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii tadinhos :/ mantenha eles bem aquecidos..... pois nascem totalmente desprotegidos e sem pelo.... mande fotos sim, pelo face =) boa sorte com os bebezinhos !!

      Excluir
  15. oi minha coelha pariu hj mas tenho serteza que ela esta amamentando eles e troxe eles para casa e ponto ja sei o que fazer obrigada pela dica fique com deus

    ResponderExcluir
  16. oi minha coelha pariu hj mas tenho serteza que ela esta amamentando eles e troxe eles para casa e ponto ja sei o que fazer obrigada pela dica fique com deus

    ResponderExcluir
  17. Bom eu fiz essa receita espero que de muito certo pois minha coelha pariu 6 e rejeitou um e eu estou dando o leite da receita pois nao tenho condiçoes de comprar o pet milk aqui no rio de janeiro custa 91 reais

    ResponderExcluir
  18. Oi boa tarde minha coelha pariu ontem e veio a falecer após o parto,gostaria de saber quantos ml devo a cada refeição?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *Quantos ml devo dar a cada refeição
      Escrevi errado desculpa!

      Excluir
  19. Respostas
    1. Sustagem é um pó com concentrado de vitaminas e minerais. Tem em qualquer rede de super mercados.

      Excluir
  20. Como saber se a mae sta amamentando os coelhinhos ou nao

    ResponderExcluir
  21. Olá... pode dar leite de vaca pra coelho?? Ouvi dizer q não.
    Minhas 2 coelhas deram cria e nenhuma quer amamentar. To desesperada.

    ResponderExcluir
  22. Minha coelhinha teve três bebês so que ela ñ que amamentar então eu queria saber se posso da leite materno pra eles até pra eles não sei mas oque fazer.

    ResponderExcluir
  23. Eu não tenho condição de compra tô dando meio leite de vaca e meia água eles tão com três dias hoje minha coelha NÃO tem leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os meu coelho tem 10 dias e n ta querendo mamar, oq eu faço? vc ta passando por isso?

      Excluir
    2. moça bate maçã com cenoura, coloca um pouquinho de maizena(se vc tiver, mas n precisa) ai vc bate no liquidificador com água, e da pra ele. n sei se funciona se os seus são bem novinhos, o meu ta com 10 dias, e ele n ta querendo mamar mais

      Excluir
  24. o meu coelho tem 10 dias, eu tenho duas coelhas q tem leite, mas ele n quer mamar, o que eu faço? ele esta com a barriga mole, acho q ele ta com fome, mas n quer mamar, o que eu faço to em desespero nem to dormindo

    ResponderExcluir
  25. Top minha porquinha da índia deu a luz a 8 porquinhos muito pequenos e rejeitou todos! Vou tentar salvamos com essas dicas! O veterinário disse que é quase impossível pois eles são minúsculos

    ResponderExcluir