domingo, 11 de dezembro de 2011

Como cuidar de um Coelho? Parte - 3




  
                Como Cuidar De Um Coelho ?
                        PARTE-3

-











> TRANSPORTANDO / PASSEANDO
-> COMO SEGURAR UM COELHO
  ->  EDUCAÇÃO

Passeando com um coelhinho
Ao sair de viagem com seu mini-coelho, atente para alguns detalhes:De carro: se possível, leve a gaiola que ele está acostumado a usar, e apoie-a bem no chão do automóvel. Senão, prepare uma caixa especial de transporte de animais. Ele pode ficar assustado com a viagem e com novos lugares. Mantenha-o tranqüilo e não altere sua alimentação. Se quiser, acostume-o desde filhote a usar uma coleira e guia para pequenos animais.De avião, você precisará de uma GTA (guia de transporte animal) e atestado de sanidade expedido por um veterinário. Uma gaiola própria para transporte, com bandeja coletora de dejetos e bem lacrada será necessária.Se, enfim, você precisar viajar sem ele, procure alguém de confiança que possa hospedar seu animalzinho. Evite longos períodos longe de seu pet - ele sentirá sua falta.
 Como segurar um coelho
Nunca segure ou levante um coelho pelas orelhas. Por serem frágeis e sensíveis, esta atitude provoca dor e pode machucar o animalzinho. Segure-o pelo dorso, pegando a pele, e não somente os pelos. Levante-o e imediatamente apóie as patas traseiras com outra mão, pois as patas penduradas conferem insegurança e ele pode espernear. Aconchegue-o no colo e ele se sentirá seguro.
Usando o banheiro
Coelhinhos habitualmente escolhem um local para ser o banheiro, e usam sempre este mesmo lugar. Você pode triená-lo a usar uma caixinha, como gatos.Uma boa forração para a caixinha é feno seco. Talvez ele goste de comer um pouco do feno enquanto faz suas necessidades. Mantenha-a no mesmo lugar da casa e sempre limpa, mas mantenha um pouquinho do feno com o cheiro dele na caixa (se ela for extremamente limpa, um coelhinho inteligente pode entender que ela deve ser mantida limpa, e vai escolher outro local). Em pet-shops você pode encontrar granulados próprios para forrar gaiolas de coelhos e roedores que podem ser usados na caixinha.O processo de treinamento é basicamente o mesmo de outros animais treináveis: mantenha-o em uma área restrita com a caixinha, e se ele urinar ou defecar fora do local indicado, limpe o local com papel (ou tecido) absorvente e coloque o papel dentro da caixa junto com o coelhinho. Limpe o local errado com vinagre, para eliminar o cheiro e evitar que assim ele volte a usar este local. Elogie-o quando acertar.
Observações:
1. Fique atento às fezes do coelhinho: devem ser redondas e firmes. Diarréias podem indicar que algo não está bem com ele.
2. A urina pode ser amarela, laranja ou mesmo vermelha.
3. As fezes noturnas podem ser um pouco diferentes, como várias esferas reunidas por muco - são os cecotrofos, que o coelho pode ingerir para aproveitamento das proteínas. Esta atitude é comum a
todos os lagomorfos.


Fonte: www.viladoscoelhos.com.br um site super informativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário