domingo, 11 de dezembro de 2011

Como Cuidar De Um Coelho ? parte-2










                 Como Cuidar De Um Coelho ? 
                    parte-2

     


-> DOENÇAS
   -> GAIOLAS
-> MACHO OU FÊMEA
-> TAMANHO

Está dodói?
Um mini-coelho ainda não tem vacinas obrigatórias e específicas no Brasil. Porém, alguns cuidados podem ajudá-lo a atender a algumas possíveis doenças que podem ocorrer com seu animalzinho. Mantenha a gaiola e seus acessórios limpos. A amônia que desprende da urina é irritante para as vias respiratórias.Restos de comida atraem roedores noturnos, que urinam ou defecam nos comedouros e transmitem doenças. Mantenha a gaiola em local protegido. Restos de verduras e frutas fermentam e apodrecem com rapidez, ocasionando diarréias - portanto, retire restos de comida da gaiola.Mantenha a gaiola longe do sol e do vento. A insolação provoca desidratação, e o vento provoca resfriados e coriza. Peneire a ração, para evitar a poeira que pode vir junto com os grãos e que também provoca alergias respiratórias.Se ele for mantido exclusivamente em gaiola de metal, providencie uma "cama" de madeira ou pedra polida (granito ou mármore) para que ele descanse as patinhas. Como o coelhinho não tem aquelas almofadinhas que gatos e cães têm nas patas, é possível que o contato constante com a grade metálica provoque calos e outros machucados.Não dê banhos, a menos que seja extremamente necessário. O excesso de umidade nos pêlos pode provocar fungos na pele.Galinhas e outros pássaros podem transmitir doenças, como a coccidiose, que pode ser fatal. Evite o contato de aves e seus dejetos com o coelhinho.Procure sempre médicos veterinários e clínicas especializadas em animais exóticos e/ou silvestres nos primeiros sintomas de alguma doença.

Uma casa para um coelhinho!
Uma boa casa para um coelhinho é uma gaiola espaçosa e onde ele fique longe de dejetos - e protegido de perigos, como outros animais e materiais tóxicos que ele pode roer. Porém, é importante que ele seja solto por um tempinho todos os dias para se exercitar. A gaiola ideal para um mini-coelho tem pelo menos 60 x 40 x 40 cm, porém raças médias, como o mini-lop, podem usar uma gaiola de 80 x 60 x 60. Gaiolas específicas para coelhos tem comedouro preso à lateral e com acesso externo, bandeja para recolher dejetos, e às vezes uma parte inclinada para colocação de feno ou alfafa em ramos.A bandeja pode ser forrada com jornal, areia sanitária (para gatos), ou tecidos absorventes (para cães). Limpe-a todos os dias e verifique se o chão da gaiola também não ficou sujo. Gaiolas colocadas suspensas sobre a grama ou terra facilitam a limpeza, visto que muitos dejetos são absorvidos pelo solo. Porém, ao ar livre, mantenha seu coelhinho na sombra, protegido de chuvas, ventos e sol. Ele não tolera o calor intenso.Se o chão da gaiola for de grade metálica, coloque uma caixinha de fundo liso, uma toca ou uma casinha que sirva de cama para o mini-coelho, para que possa apoiar e descansar as patinhas. E se você ainda optar por manter seu coelhinho solto em uma área protegida, considere que ele pode roer objetos de madeira, tecido, plástico... Mantendo-o solto, você pode ensiná-lo a usar uma determinada área, ou uma caixinha com feno, como banheiro.
 Macho ou fêmea?
A sexagem de um filhote pode ser feita com segurança na época do desmame, entre 35 e 45 dias. Um macho tem dois pontos abaixo do rabinho (:), enquanto uma fêmea é mais parecida com um ponto de exclamação (!). Quanto mais adulto, mais fácil é a identificação. Depois de alguns meses, os testículos do macho são visíveis. Fêmeas podem conviver pacificamente, se forem acostumadas desde filhotes, até que alguma delas esteja prenha. Depois da cobertura, é melhor separá-las. Se não forem cobertas e entrarem no cio, podem ter atitude de cobertura entre elas. Machos também podem ter convivência pacífica, se conviverem desde filhotes, mas fique atento à época de adolescência. Se começarem a disputar o território, separe-os imediatamente.Fêmeas tem mais probabilidades de câncer de útero se não tiverem filhotes. Fêmeas em gestação podem se tornar irritadas e nervosas, seja cauteloso ao lidar com elas. Se você optar por não abrir uma maternidade, existe a possibilidade de castração, e machos também podem ficar mais tranqüilos e sem disputar territórios se forem castrados. Nestes casos, procure um veterinário com especialização em animais silvestres.O temperamento do seu animalzinho vai variar conforme a raça dele e - como todo animal - conforme ele mesmo. Coelhinhos de ambos os sexos podem ser extremamente dóceis, carinhosos e sociáveis, se acostumados a interagir com pessoas.

Qual o tamanho de um mini-coelho?
Também chamado de coelho-anão, seu peso varia entre 1.3 kgs a 2,5 kgs, conforme a raça, e medem entre 25 e 30 cm de comprimento. Existem várias raças de coelhos no mundo. Algumas classificações de tamanho podem ajudar a conhecê-las melhor.Coelhos gigantes adultos têm no mínimo 5 kgs, e podem ultrapassar 10 kgs, como os gigantes-de-flandes (que são os maiores da categoria) e podem medir até um metro, com orelhas de até 20 cm e ninhadas entre 8 e 12 láparos. Podem ser bastante dóceis e sociáveis.As raças médias variam entre 3,5 e 5kgs. Alguns médios têm características peculiares, como o Bélier inglês, que tem orelhas caídas de até 60 cm. Muitas raças deste porte são criadas para aproveitamento de carne e pelagem.O termo "mini-coelho" abrange, no Brasil, as raças pequenas (que variam entre 1,5 e 3,5 kgs de peso) e as raças anãs (até 1,5 kgs). Mini-lops têm peso ideal entre 2,4 e 2,7 kgs, holland-lops são um pouco menores (entre 1,4 e 2,0 kgs), e fuzzy-lops ficam entre 1,6 e 2,0 kgs e comprimento entre 25 a 30 cm. Lion-heads, ou mini-lions, podem ter entre 1,6 e 2,0 kgs. O mini-holandês é um dos menores, ficando entre 1,3 e 1,5 kgs e até 25 cm.
 Fonte: www.viladoscoelhos.com.br um site super informativo

Um comentário: